Egregora Consultoria

Planejamento Estratégico Empresarial 2026: Metas reais ou apenas desejos?

    O mês de janeiro já passou da metade. Nesse momento, a euforia do Réveillon acabou e a rotina brutal do mercado voltou ao normal. Portanto, é hora de fazer uma pergunta desconfortável: o seu planejamento estratégico para 2026 é um roteiro de execução ou apenas uma lista de desejos de Ano Novo?

    Frequentemente, vemos empresas em Ribeirão Preto que definem metas agressivas de crescimento — “crescer 20%”, “dobrar o lucro” — mas não desenham o como. Infelizmente, sem método, isso não é Planejamento Estratégico Empresarial. É apenas torcida.

    Se você quer que 2026 seja diferente dos anos anteriores, precisa entender onde a maioria erra e como a Consultoria Empresarial profissional corrige a rota.

    O papel que aceita tudo vs. A realidade do mercado

    Escrever metas no papel é fácil. Todavia, fazer a operação responder a essas metas é onde o jogo trava.

    Geralmente, o empresário sofre do que chamamos de “otimismo sem dados”. Ele projeta vendas baseadas na esperança, mas ignora a capacidade produtiva, o custo de aquisição de clientes (CAC) e a necessidade de capital de giro.

    Consequentemente, quando o Planejamento Estratégico Empresarial não está ancorado na realidade financeira, ele se torna uma fonte de frustração. Ou seja, a equipe corre, se cansa e a meta nunca é batida.

    Por que contratar uma Consultoria Empresarial em Ribeirão Preto?

    O mercado do interior de São Paulo é extremamente competitivo, especialmente nos setores de agronegócio, serviços e indústria. Dessa forma, não há mais espaço para amadorismo.

    Ao contratar a Egrégora, nós transformamos desejos abstratos em planos de ação táticos.

    Por exemplo, nós não dizemos apenas “venda mais”. Nós definimos:

    1. Quem vai vender;
    2. Qual o processo de venda;
    3. Quanto vai custar;
    4. Quando o resultado deve aparecer no caixa.

    Afinal, um bom planejamento não é aquele que fica bonito na parede, mas sim aquele que guia a decisão do dono na segunda-feira de manhã.

    A execução é a única verdade

    Dizem que o papel aceita tudo, mas o caixa não aceita desaforo. Por isso, o foco da nossa Consultoria Empresarial é a execução.

    Enquanto seus concorrentes estão esperando o Carnaval passar para “começar o ano”, os clientes da Egrégora já estão executando o plano desde o dia 2 de janeiro.

    Sendo assim, se você sente que seu planejamento já começou a perder força na terceira semana do mês, pare agora. Ainda há tempo de ajustar a rota antes que o primeiro trimestre seja perdido.

    Em suma, você quer ter razão ou quer ter resultado?

    Se você quer resultado, transforme seu Planejamento Estratégico Empresarial em uma máquina de guerra comercial e financeira.

    [Clique aqui e valide seu planejamento com um especialista]